sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Roger Martin no Brasil em 2011



Detalhes em http://www.eler.com.br/

sábado, 10 de julho de 2010

sábado, 3 de julho de 2010

Design Thinking na Indústria

Check out this SlideShare Presentation:

sábado, 26 de junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

always with honor

Site legal de conferir pela qualidade do design de informação, vetor, ilustração, pictogramas etc.
http://www.alwayswithhonor.com/

domingo, 13 de junho de 2010

sábado, 12 de junho de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dengue Ville

Como referência de aplicativos para conscientização dos usuários, o Dengue Ville, do Orkut, trabalha a consciência do jogador à medida que este ganha pontos ao praticar um ato que ajude a não concentração de foco do mosquito da dengue na residência, e nas áreas proximas, na vila.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

4 aplicações do design thinking

Check out this SlideShare Presentation:

sexta-feira, 19 de março de 2010

Executivo com uma missão: Salvar o Planeta!

Ray Anderson, dono de uma fabricante de carpete norte-americana, mudou completamente a missão da companhia após uma palestra sobre meio ambiente a qual foi convidado para dar em 1994.
Assim que percebeu que suas metas perante cumprir regulamentação legal, estavam apenas acima do limite obrigatório investiu em pesquisa relacionada a problemas ambientais. Descobriu que dirigia uma empresa que "devastava a Terra" e que um dia "pessoas como ele" seriam colocadas na prisão. Então ao invés de fazer seus discursos pensando nas regulamentações (precárias, e ainda lembremos que os EUA não assinaram o tratado de Kyoto), ele ressalta com peso os problemas, que deveriam ser levados a sério.
A empresa desde então modificou todo seu sistema de produção de forma a se adequar a sustentabilidade. Os esforços numa interface de sustentabilidade já economizaram à empresa 336 milhões de dólares desde 1995, ele diz.
A frase que resume sua entrevista feita pelo New York Times, é "Sustentabilidade não custa, paga!", ressaltando seu aprendizado ao longo dessa nova missão corporativa.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pictograma - Família, um dos pilares da existência


Esse post se refere a um projeto autoral em que estou trabalhando. O motivo de colocar o conteúdo aqui, apesar de não ter relação direta com o tema do blog, é que o projeto vem sendo pensando graficamente e contém material e técnicas que aprendemos na faculdade de Design Gráfico para resolver a comunicação das idéias propostas no trabalho. O post original foi feito em meu blog, mas irei copiar aqui de forma a explicitar melhor as idéias:

"

A existência é um dos temas que me interessam na filosofia, já discutida por inúmeros autores. Através de um processo de imersão psicológica, venho trabalhado meu conceito de existência. A melhor maneira que encontrei para explicar ou expressar como sinto e penso sobre tal coisa, foi idealizar um Mythos/Epopéia/Cosmologia do meu microcosmo. Tenho redigido textos sobre e postado alguns pensamentos no meu Flog, sendo o mais importante este (já fiz uma atualização, no entanto offline). É um outline dos principais fundamentos e mecanismos que mantém minha materialização nesse mundo/macro.

Trecho do meu texto sobre pilares da vida:

“Os 6 Pilares (190809) V1.0

Nos geral os pilares são estruturas de sustentação preventiva/reparativa que potencializam melhorias prévias aos aparatos de resolução de problemas reais e ainda aumentam a resistência às intempéries da existência.”

Trabalho num diagrama que integra todos os objetos da cosmologia que rege meu microcosmo, tendo sido inspirado pelo capítulo de diagramas do “Novos Fundamentos do Design Gráfico” por Ellen Lupton e Jennifer Cole Phillips. Após algumas versões iniciais dele (uma delas se encontra, por hora, no cabeçalho desse blog), decidi que alguns elementos deveriam ser melhorados, como a representação de pilar que deveria incluir um pictograma referente ao elemento (também inspirado pela Academia, Disciplina Design da Informação, com a Professora Denise Eler). A imagem acima foi a solução para “Família”.

Farei uma seleção das imagens referentes a Design da Informação, incluindo os pictogramas em meu Flickr.

"

Aqueles que não se interessam em filosofia, favor desconsiderar os pensamentos nessa linha de raciocínio. No entanto, a todos que participam do blog, deixo aberto a críticas o conteúdo relacionado a Design.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Services Design

Check out this SlideShare Presentation:

Think First Diagram

Check out this SlideShare Presentation:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Meu site quase pronto - DESIGN, O VERBO

Pessoas,

Estou testando meu novo site/blog:

http://www.eler.com.br


Esta semana estamos refinando uns detalhes.
Na próxima semana, lançarei oficialmente no Twitter.
Sugestoes sao bem vindas.


Design: Rodrigo Moreira e Desenvolvimento: Rafael Zanetti

DESIGN, O VERBO

À medida que fomos nos afastando da Era Industrial, novas demandas foram criadas para os designers. Hoje, a forma como resolvemos problemas clássicos da área tem sido apropriada por Escolas de Negócios e Empresas, exigindo uma formação diferenciada destes profissionais. É neste contexto que surge o Design de Serviços e o Design da Gestão - aplicações do Design Thinking a desafios que extrapolam a criação de artefatos. Talvez o maior desafio dos designers, hoje, seja fazer um redesign (ou seria um resgate?) de sua ética inicial. Este blog é sobre estes três temas convergentes: INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E DESIGN THINKING.

"... a palavra design funciona, indistintamente, como substantivo e como verbo. Como substantivo significa, entre outras coisas, intenção, plano, propósito, meta, conspiração malévola, conjura, forma, estrutura fundamental, e todas essas significações, junto com muitas outras, está em relação com ardil e malícia. Como verbo – to design – significa, entre outras coisas, tramar algo, fingir, projetar, rascunhar, conformar, proceder estrategicamente."

Flusser - Sobre a palavra design

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Perdido no tempo? Use um mapa!

Aproveitando a fervesão sobre a estreia da última temporada de Lost. Olha só este mapa super descomplicado da ilha! John Cabrera fez um "Underground Map" da série, onde cada linha é uma temporada e cada acontecimento é uma estação. Incompleto mas bem fundamentado!

Lost in Lost? Not anymore
font: www.johncabrera.com