segunda-feira, 15 de março de 2010

Pictograma - Família, um dos pilares da existência


Esse post se refere a um projeto autoral em que estou trabalhando. O motivo de colocar o conteúdo aqui, apesar de não ter relação direta com o tema do blog, é que o projeto vem sendo pensando graficamente e contém material e técnicas que aprendemos na faculdade de Design Gráfico para resolver a comunicação das idéias propostas no trabalho. O post original foi feito em meu blog, mas irei copiar aqui de forma a explicitar melhor as idéias:

"

A existência é um dos temas que me interessam na filosofia, já discutida por inúmeros autores. Através de um processo de imersão psicológica, venho trabalhado meu conceito de existência. A melhor maneira que encontrei para explicar ou expressar como sinto e penso sobre tal coisa, foi idealizar um Mythos/Epopéia/Cosmologia do meu microcosmo. Tenho redigido textos sobre e postado alguns pensamentos no meu Flog, sendo o mais importante este (já fiz uma atualização, no entanto offline). É um outline dos principais fundamentos e mecanismos que mantém minha materialização nesse mundo/macro.

Trecho do meu texto sobre pilares da vida:

“Os 6 Pilares (190809) V1.0

Nos geral os pilares são estruturas de sustentação preventiva/reparativa que potencializam melhorias prévias aos aparatos de resolução de problemas reais e ainda aumentam a resistência às intempéries da existência.”

Trabalho num diagrama que integra todos os objetos da cosmologia que rege meu microcosmo, tendo sido inspirado pelo capítulo de diagramas do “Novos Fundamentos do Design Gráfico” por Ellen Lupton e Jennifer Cole Phillips. Após algumas versões iniciais dele (uma delas se encontra, por hora, no cabeçalho desse blog), decidi que alguns elementos deveriam ser melhorados, como a representação de pilar que deveria incluir um pictograma referente ao elemento (também inspirado pela Academia, Disciplina Design da Informação, com a Professora Denise Eler). A imagem acima foi a solução para “Família”.

Farei uma seleção das imagens referentes a Design da Informação, incluindo os pictogramas em meu Flickr.

"

Aqueles que não se interessam em filosofia, favor desconsiderar os pensamentos nessa linha de raciocínio. No entanto, a todos que participam do blog, deixo aberto a críticas o conteúdo relacionado a Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário